Gestão operacional: veja como ter uma fazenda mais eficiente e lucrativa! 

Resumo

Pecuarista, ao olhar para sua fazenda você tem aquela sensação de que poderia estar alcançando melhores resultados? Então, a falta de organização dos processos é considerada um dos grandes gargalos que causa a baixa eficiência e lucratividade na pecuária de corte. A adoção da gestão operacional é uma forma de mudar esse jogo, pois melhora os processos operacionais, tornando sua fazenda mais eficiente e lucrativa. 

Se você é um pecuarista de corte e deseja entender melhor como aplicar a gestão operacional para uma pecuária mais eficiente e lucrativa, então é com você que eu quero falar. 

Fique até o final desse artigo e tenha acesso a informações para uma aplicação prática da gestão operacional que permitirá a você alcançar ter melhores resultados hoje mesmo em sua operação.  

– Pecuária – uma atividade complexa e analítica. 

A gestão das fazendas pode representar um grande desafio para o pecuarista, sobretudo, quando ele não tem planejamento e visão estratégica do próprio negócio.  

Ao olhar para a sua fazenda, você consegue afirmar que as operações estão sendo repetidas da mesma forma e eficiência todos os dias? Pois bem, a fazenda funciona como um organismo vivo, onde sua estrutura é composta por pessoas, setores, sistemas de produção e manejos, que funcionam de forma independentes, mas interligados, e basta que um deles funcione mal para que todo o sistema entre em desequilíbrio. 

Por isso, para garantir a melhor execução operacional é necessário que você tenha uma visão 360º sobre todas as atividades e processos, pois um dos fatores que podem levar a sua fazenda ao sucesso ou fracasso é a eficiência operacional.

Tudo isso pode parecer complexo e confuso, mas não é, pois a gestão operacional surge para garantir que a execução e a relação entre todos os processos ocorram de forma mais eficiente possível. 

– Entendendo o conceito.

Como podemos definir gestão operacional? Bom, a gestão operacional é o processo responsável pela maneira com que as operações da empresa serão conduzidas, com foco a mantê-las organizadas, otimizadas e em pleno funcionamento.

Ao trazemos esse conceito para dentro da porteira, ela é aplicada desde o planejamento, organização e distribuição das tarefas de todas as equipes da fazenda, passando pelos manejos com o rebanho, desde manejo de pastagem, reprodução, aparte e alimentação, até as coletas, análise de dados e mensuração dos resultados de todos os processos. 

Um exemplo para ilustrar é a pesagem de rotina do gado. Para chegarmos até a realização desse manejo, o técnico responsável da fazenda precisa realizar todo um planejamento prévio que vai desde a definição do lote a ser pesado, a data e horário de pesagem, o recrutamento do time de manejo, a distribuição das atribuições de cada manejador e a separação do material necessário para realizar a operação. E não paramos por aqui….

Durante a pesagem dos animais, o técnico deve estar atento a todo a atividade para uma correta coleta, processamento e análise dos dados, que possibilitarão a ele ter boas tomadas de decisões em sua operação. 

– 5 passos para uma gestão operacional eficiente. 

Você deve estar se perguntando: – Por onde eu começo para implantar uma gestão operacional em minha fazenda? Para te ajudar nessa jornada, nós trouxemos 5 passos que poderão contribuir para a implementação de uma gestão operacional eficiente. 

– Passo 1 – Mapeia todos os seus processos operacionais e crie instruções.

Faça um pente fino em todas as atividades críticas na fazenda, definindo quais são as atividades que apresentam maior frequência de repetição. Por exemplo, o trato dos animais, a pesagem do gado, ou manejo de piquete. Após, crie um fluxograma de processos apontando todas as etapas e respectivos responsáveis para cada atividade.  

Com essa etapa feita, você irá criar uma instrução, que é um procedimento operacional padrão, o famoso POP. Ele irá descrever a melhor prática para executar uma determinada atividade. Ponto importante! Transcreva o POP de forma simples e direta, como uma receita, de como que a atividade possa ser executada sem confusão.

Realize essa etapa de forma conjunta com os seus colaboradores, trazendo a sua experiência para a construção do fluxograma e a instrução. Essa ação resultará em maior engajamento do time para execução do procedimento descrito. 

– Passo 2 – Crie procedimentos simples.

Ao criar um procedimento, tenha em mente a garantir a fácil compreensão. Quanto mais simples, um procedimento for, mais clareza e segurança ele proporcionará para o executor. Usar uma linguagem simples, que levam a poucas leituras para entender o procedimento, aumentará as chances dele se tornar um hábito funcional, o que por sua vez, diminui a chance de erros, e consequentemente tornam os processos mais baratos e eficazes. Um exemplo prático é o manejo do pasto. Não crie planilhas complexas, com vários dados a serem coletados. Você precisa da altura de entrada e saída do pasto? Então descreva o que, como, quando, quantas vezes e quem deve realizar a coleta desse dado.  Seja objetivo!

Passo 3– Estabeleça mecanismos de controle e monitoramento.

Você já deve ter ouvido o ditado “O que pode ser medido, pode ser melhorado”, então não adianta chegar até o passo 3, se você não aplicar formas para medir os resultados dos processos na sua operação. Por exemplo. Você deve ter uma medida de valor para o tempo médio de pesagem de cada animal ou o tempo médio de distribuição da ração no cocho dos animais. 

Além disso, você deve criar indicadores para cada manejo da fazenda com prazos de execução, qualidade, desperdício etc. Somente com esses indicadores você conseguirá comparar a sua expectativa inicial com o resultado e, assim, saber se atingiu a meta ou precisa aplicar melhorias. Lembre-se: Você precisa conhecer o desempenho das operações em tempo real e com dados confiáveis para, assim, fazer os ajustes necessários.

Passo 4 – Estabeleça mecanismos de controle e monitoramento.

Criar procedimentos operacionais não é somente para que tudo seja feito de forma mecanizada, o objetivo é que você consiga identificar pontos que estão sendo realizados de forma eficientes e os que precisam de melhorias. Para isso é necessário ter uma análise constante dos resultados e conversas diárias com o time responsável pelo procedimento. 

Ao identificar os processos que apresentam baixo desempenho, veja quais os fatores que levaram a esse resultado, que pode ser desde uma má formulação do procedimento, falta de treinamento do time ou até o uso incorreto das ferramentas. Identifique o problema e atue nas melhorias. 

Passo 5 – Invista em tecnologias. 

A aplicação da gestão operacional demanda de muitas análises e procedimentos que precisam serem utilizados para que possamos atingir excelência na operação da fazenda. Ao passo que controle manuais são falhos e lentos, a promoção da transformação digital de sua fazenda pode garantir uma melhor execução dos procedimentos. Investir em ferramentas que possibilitem coletar e analisar os dados dos processos de sua operação. 

Não adianta você querer saber do ganho de peso dos animais, se não há uma balança para a pesagem do gado, ou mesmo querer definir o momento de entrada e saída do gado, se você não faz a aferição da altura do pasto. Além disso, torna-se essencial adotar ferramentas tecnológicas que analisem todas as variáveis e compare cenários, chegando a melhor decisão para seu processo para os melhores resultados. 

Nesse caso, a BovExo consegue atender a sua dor, pois possui algoritmos precisos, conhecimento zootécnico e indicadores de performance que auxiliam o pecuarista na comparação de cenários, tomada de decisões e resolução de problemas, através de planejamento, gestão de performance e análise de oportunidades.

O que está esperando para conhecer essa e outras funcionalidades da BovExo para ter uma pecuária 10x mais lucrativa?

Preencha o link abaixo e tenha acesso ao nosso ebook! Você terá super dicas para implementar a gestão operacional em sua fazenda hoje mesmo. 

Se tiver dúvidas, entre em contato conosco que podemos te apoiar nessa jornada. Você terá a melhor experiência em sua trajetória para uma pecuária de resultados máximos.

Autor:

João Costa jr

João Costa jr

Dr. em Zootecnia - BovExo

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Quer estar preparado para os desafios da pecuária de corte?

Assine nossa newsletter e receba todo o conhecimento que vem transformando a pecuária nacional.