Gestão na pecuária de corte – Análise individual de bovinos ou análise em lotes – o que fazer pecuarista?

Resumo

Analisar os animais dentro da propriedade é um processo extremamente importante para ter excelentes tomadas de decisões, e para que nenhum detalhe passe despercebido, é necessário ter todos os dados dos animais, como ganho de peso e consumo de alimentos.

No artigo de hoje, iremos falar sobre uma questão muito importante, ligada diretamente à produção, desempenho e comercialização de animais, as quais nos levam à seguinte dúvida: Para vendermos com mais rentabilidade, é melhor realizarmos a análise individual ou a análise do lote de animais?

Ao final da leitura, preencha o formulário e baixe o ebook para ter acesso ao artigo na íntegra!

Boa leitura!

– Análise individual de bovinos ou análise em lotes? O que fazer, pecuarista?

Vamos falar sobre uma questão muito importante, ligada diretamente à produção, desempenho e comercialização de animais, às quais nos levam à seguinte dúvida: Para vendermos com mais rentabilidade é melhor realizarmos a análise individual ou a análise do lote de animais?

– Coleta de dados na pecuária é fundamental!

A pecuária tem um importantíssimo papel na economia do nosso país, na geração de renda, e na segurança alimentar, sendo uma atividade focada na exploração de vários produtos de origem animal, com uma forte relação entre diferentes fatores que necessitam ser corretamente gerenciados, contemplando processos administrativos e produtivos.

Na busca pelo sucesso na atividade, a coleta de dados e o controle destes fatores devem ser vistos como uma base fundamental para um resultado eficaz. Realizar este controle de forma eficaz se faz necessário por vários motivos, entre eles podemos citar, o desempenho das estratégias, o controle do patrimônio, o planejamento das receitas e das vendas, o índice de produtividade, os processos operacionais, etc.

Na ausência de um ou mais de um desses é impossível mensurar o desempenho e muito menos realizar os ajustes necessários. Também não podemos deixar de lado a sustentabilidade, que é um fator primordial que deve fazer parte de forma direta nas nossas ações nos sistemas de produção pecuária.

– Análise individual do gado, como é?

Considerando o tema proposto, a análise individual dos bovinos visa acompanhar animal por animal dentro de uma propriedade, na qual cada indivíduo terá o registro de sua identificação e de suas características físicas, e consequentemente seu desempenho e performance serão monitorados de forma específica, tais como, o ganho de peso diário, consumo de alimentos e a aplicação de medicamentos.

Entretanto, sabemos que no dia-a-dia encontramos dificuldades práticas para coletar e mensurar estas informações, e mesmo utilizando sistemas que registram o peso de cada animal, ainda teremos dúvidas quanto ao consumo individual de alimentos, seja este em sistemas de produções extensivas ou confinamentos. Então, é neste ponto que é extremamente importante o controle individual visando, por exemplo, a apuração do mérito genético.

As análises de estratégias de produção, ou ainda para atender uma exigência do mercado consumidor, e mais importante ainda para identificar o cenário que maximizará o lucro no período em questão. Ou seja, é relevante conhecer o indivíduo e suas respostas que refletem diretamente os custos da atividade.

– Uso de tecnologia é fundamental para o monitoramento na pecuária!

Para ter sucesso, este monitoramento individual precisa utilizar tecnologia advinda de ferramentas como, brincos para identificação visual ou por rádio frequência, reconhecimento facial, chips eletrônicos, sistemas de pesagem inteligente, softwares e plataformas de gestão. Uma análise individual, algumas vezes não nos permite ter a visão do todo ou ainda planejar o futuro, mas por outro lado, nos mostra com detalhes onde estamos pecando, quais indivíduos estão com desempenho abaixo dos demais, e isto é determinante para que um sistema de produção pecuária seja eficiente.

– Análise de lotes na pecuária, entenda como funciona!

Já na análise em lotes, o monitoramento é feito de uma maneira agregada, no qual o conjunto de animais do lote tem características comuns a todos, tais como, sexo, idade, categoria animal e peso. Estes animais são agrupados em lotes com um objetivo comum para que sejam feitas diversas avaliações comparativas, tais como margem de lucro por cabeça ou custo por arroba vendida e/ou produzida.

Além disso, nessa análise podemos encontrar informações que tornem o planejamento e o processo de decisão mais eficientes e com menor custo, pois com um recurso “x” é possível monitorar um número maior de animais, o que muitas vezes pode ser decisivo. Com a análise em lotes, desconsidera-se, por exemplo, o fator genético, mas ao mesmo tempo permite que as métricas apuradas nos lotes possam gerar resultados significativos para que o sistema traga melhorias para o pecuarista.

Neste controle é possível realizar uma apuração de resultados de forma mais relevante para o produtor no que diz respeito ao planejamento estratégico a longo prazo, gerando alguns indicadores que poderão ser aplicados de forma efetiva para avaliação da atividade dentro do agronegócio.

– A tecnologia é aliada na pecuária!

Concluindo, entendemos que o fundamental controle individual de animais deve ser específico para o objetivo que se busca, tendo em vista que sua simplicidade e eficiência fornecem dados internos da produção que são decisivos para as tomadas de decisões do pecuarista, onde o individual por trazer maior detalhamento apresenta um custo maior que deve, através da eficiência, ser absorvido pelo incremento gerado na produtividade, portanto trata-se de um belo e promissor caminho sem volta.

Por outro lado, o controle por lotes apresenta custo menor, mas impacta positivamente no planejamento e na tomada de decisões estratégicas à longo prazo, ou seja, independentemente da análise que for realizada pelo pecuarista, o mais importante é mensurar e de alguma maneira dispor de informações precisas, pois só assim haverá condições para decidir quais animais serão mantidos no sistema, quais devem ser descartados e quando devem ser, e especialmente qual o melhor momento para realizar a venda com melhores resultados.

A BovExo é uma plataforma que te ajuda nas análises individuais e em lote! Nossos algoritmos precisos e inteligência artificial fazem integração de diferentes fontes de informação de sua fazenda, de lotes e de cada animal, desde o ganho de peso diário dos animais, valor nutritivo das dietas, disponibilidade de pasto, custos e preços, presentes e futuros, de forma a, através das decisões-chave sobre estratégias de produção, compra e venda, maximizar a rentabilidade da operação e promover a sustentabilidade.

Então, o que está esperando para conhecer nossas funcionalidades e fazer parte do time que está alcançando ganhos de até [email protected] a mais por cabeça ou 10x mais lucratividade!

Preencha o formulário e baixe o ebook para ter acesso ao artigo na íntegra!!

Acesse nosso site e entre em contato com nosso time de especialistas. Eles te darão todo o suporte nessa jornada para que você tenha a melhor experiência em sua trajetória para uma pecuária de resultados máximos.

Autor:

Márcio Nery Ruviaro

Márcio Nery Ruviaro

Médico Veterinário - Sócio Proprietário da Ruviaro Pecuária de Precisão.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Quer estar preparado para os desafios da pecuária de corte?

Assine nossa newsletter e receba todo o conhecimento que vem transformando a pecuária nacional.