Decisão de venda do gado- Qual o melhor momento?

Resumo

Tomar decisões nem sempre é uma tarefa fácil, uma decisão errada e o pecuarista pode ter sérios problemas e uma decisão certa pode levar ele à lucratividade máxima, e no cenário de compra e venda, é extremamente importante ter as melhores decisões, pois irá definir o futuro da propriedade.

Pensando nisso, o artigo de hoje irá te mostrar estratégias para melhores tomadas de decisão na hora da venda.

Boa Leitura!

Ao final do artigo, baixe o e-book para ter acesso na íntegra!

– Decisão de venda – Qual o melhor momento?

No dia a dia da consultoria a pergunta sobre o momento de venda é recorrente, e durante as análises, ao avaliar a compra de uma reposição, o momento de venda será determinado em conjunto, desde que o pecuarista tenha em mãos todas as informações necessárias, que vão além do preço de venda. Mas entendendo o momento de virada de ciclo pecuário e altos custos de produção, nosso foco neste artigo será os animais destinados à terminação.

Comportamento dos preços!

Mais do que o preço real, é preciso entender o comportamento do preço no decorrer do ano, pois apesar da base ser dinâmica e variar muito, salvo exceções, o comportamento de alta e baixa pode ser identificado através da análise da série histórica, trazendo o entendimento dos meses de menor e maior preço.

Este contexto pode ser verificado através da figura 1, onde é apresentado o gráfico que contempla a série histórica de 1997 a 2017 com preços da arroba médios reais deflacionados pelo IGP-DI de set/2017, elaborado por Sérgio De Zen, Thiago Bernardino de Carvalho, Mariane Crespolini e Marianne Tufani.

Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente

O gráfico nos mostra claramente que historicamente os preços em maio são os piores e os preços de novembro são os melhores, consequentemente para o planejamento anual, essa informação será considerada a fim de concentrar maior saída de gado nos meses de outubro e novembro por exemplo. Mesmo assim, semanalmente a base de preço deve ser acompanhada para identificação da curva ótima de saída dos animais, e para tal será correlacionada com custo e ganho de peso diário.

– Entenda os custos para melhores decisões!

Entenda que não importa o preço de venda se o custo não for conhecido, pois será impossível determinar lucro ou prejuízo sobre uma base desconhecida ou empírica, portanto, para tomar uma boa decisão sobre qual é o melhor momento de venda dos animais, é fundamental saber o custo que eles carregam.

É preciso entender a composição do custo para compor corretamente o custo da arroba, de forma bem simplista para facilitar entendimento, temos custos fixos sendo despesas recorrentes como energia elétrica, água, funcionários, além de maquinários, benfeitorias e pastagens que serão consideradas através do cálculo de depreciação, e os custos variáveis, sendo diretos, o gado de reposição, alimentação, combustível e etc, e os indiretos como insumos, diarista e etc.

Somando despesas fixas com variáveis no período de 12 meses, teremos o custo total da fazenda, assim, basta dividir pelo total de arrobas produzidas e chegaremos no custo da arroba. 

É importante observar que o exemplo acima trata de um período de 12 meses, safra fechada, ou seja, são números reais porém do passado, que você vai utilizar para saber como foi sua operação depois que ela já encerrou, e descobrir seu custo de arroba produzida somente no final da safra só servirá para ajuste da safra futura, porém, há ferramentas no mercado que possibilitam que esse acompanhamento seja diário, vinculado a uma meta de custo definida por você, que te ajuda a corrigir o que for preciso durante o processo, e não somente na safra seguinte.

Mas somente custo e série histórica não são suficientes para uma boa decisão de venda. Precisamos considerar nessa equação o desempenho animal para identificação do momento ideal.

Entenda como identificar o desempenho animal!

Considerando o desempenho, quando avaliamos animais destinados à recria e engorda, Pazdiora et al., 2013 diz que animais após atingirem a maturidade e o máximo de deposição de gordura, apresentam menor eficiência biológica, o que implica maior custo por animal.

Extrapolando as análises dos dados publicados por Pazdiora et al., 2013, para custos de produção e de arroba do boi gordo atual, não foi o animal de maior eficiência biológica que apresentou maior lucratividade. O trabalho demonstra que a maior eficiência biológica foi atingida com média de peso 16,6 arrobas, porém a maior lucratividade foi verificada nos animais de 20,[email protected]

A forma prática de identificar esse melhor momento, é controlando o ganho de peso diário, pois ele tende a diminuir com o passar do tempo, e cruzando essa informação com o custo de produção, preço de venda e meta de margem, assim que a curva de peso começar a cair, vai de encontro com os outros fatores e ponto ótimo de saída será identificado.

– Qual o melhor momento de venda?

Para identificar o melhor momento de venda para os animais será preciso maior controle de dados zootécnicos, de custo e informação de mercado.

A pecuária é um negócio cada vez mais dinâmico, e com a volatilidade do mercado, é impossível acompanhar tudo e apenas com feeling e tomar boas decisões, então dedique-se, busque ferramentas e consultorias existentes que possam te ajudar a ter uma fazenda mais rentável.

Para melhores decisões de compra e venda, utilize a tecnologia!

Com a tecnologia BovExo, o pecuarista terá melhor poder de tomada de decisão para que não tenha prejuízos e saiba identificar as oportunidades, usamos curvas de preço futuro da @ com base na estratégia de dieta e capacidade de sustentação para indicar ao pecuarista o melhor momento de venda de cada animal, qual melhor animal a comprar e que preço pagar.

FAÇA UM TESTE GRATUITO!

Preencha o formulário e baixe o ebook para ter acesso ao artigo na íntegra!!

Acesse nosso site e entre em contato com nosso time de especialistas. Eles te darão todo o suporte nessa jornada para que você tenha a melhor experiência em sua trajetória para uma pecuária de resultados máximos.

Autor:

Renata Erler

Renata Erler

Renata Erler - Zootecnista, MBA em Gestão de Agronegócio e Consultora de Contas e Vendas BovExo.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Quer estar preparado para os desafios da pecuária de corte?

Assine nossa newsletter e receba todo o conhecimento que vem transformando a pecuária nacional.