Até 10x mais lucro por animal!

27 de abril de 2018

Que variáveis devo controlar para melhorar o resultado da minha fazenda? Renato Cavalcanti, pecuarista de médio porte, se deparou com essa questão quando, inesperadamente, interrompeu sua carreira executiva e tomou a frente das propriedades da família. Engenheiro por formação e administrador de empresas, mergulhou de cabeça no entendimento do negócio de pecuária e na busca por uma resposta fundamental. Que decisões tenho que tomar, a cada dia, para ter uma pecuária de alto desempenho?

Trocando experiências com outros pecuaristas e técnicos, Renato entendeu que o GDP (ganho diário de peso) era a primeira informação crucial para que ele pudesse tomar melhores decisões e, consequentemente, melhorar o resultado econômico de sua atividade.

Este foi o ponto de partida para um plano de adoção de tecnologia e conhecimento que lhe permitissem assegurar a sustentabilidade financeira e, num cenário de margens apertadas e competição crescente, a longevidade do negócio.

Após a aquisição de uma balança de pesagem dinâmica (opção feita pela BalPass, da Coimma), Renato conseguiu duas importantes conquistas: o acompanhamento diário do GDP, decisão fundamental para determinar o ponto de venda e maximizar os ganhos, e uma precisão com margem de erro quase zero (os lotes vendidos tem apresentado uma diferença de menos de 1% entre a pesagem no pasto e a pesagem no curral).

Animado pelos resultados, Renato aprofundou-se nas pesquisas sobre pecuária de precisão e, a partir das discussões havidas com a BovExo, entendeu que esta solução pode revolucionar não apenas as suas fazendas, mas a atividade de pecuária no Brasil (a mesma revolução promovida, na agroindústria sucroalcooleira, pela iLab Sistemas, empresa de um dos sócios BovExo).

Ainda que possa parecer complexo, uma abordagem de foco nos fatores essenciais e um claro entendimento da dinâmica do negócio de pecuária permitem concluir que 5 fatores são determinantes para o resultado final: GDP, Produtividade (medido em termos de UA/ha e sucesso reprodutivo), Duração do Ciclo, Rendimento de Carcaça (medido tanto em termos % de aproveitamento quanto de qualidade) e Custo Variável.

As soluções BovExo compõem-se de três módulos, que podem ser instalados separada ou conjuntamente, e um conjunto de funções que suportam, tanto no dia-a-dia quanto no longo prazo, a tomada de decisão com foco na otimização daqueles 5 fatores e, consequentemente, na maximização do resultado econômico da fazenda.

A maioria das soluções existentes para a gestão da atividade pecuária olham o passado, através de um ou dois indicadores e deixam, com o pecuarista, a tarefa de raciocinar e decidir sobre o que fazer. As soluções BovExo, ao contrário, projetam o futuro, a partir dos 5 fatores e dos dados presentes e passados, indicando, ao pecuarista, os possíveis cenários, as decisões a antecipar e o que fazer para que a implementação possa efetivamente alcançar os resultados projetados. (você pode saber um pouco mais sobre a tecnologia usada no post sobre o tema).

Olhar o passado significa que parte do resultado potencial já foi perdido. Persistir nessa abordagem apenas amplia perdas, ainda que possa ir reduzindo-as. Ao olhar o futuro, BovExo permite, de forma ativa e consciente, construir o lucro e a sustentabilidade do negócio, passo a passo. Se você busca melhorar o resultado econômico de sua atividade e se realizar como um pecuarista de sucesso.

Entre em contato e a BovExo se tornará seu parceiro-chave nessa jornada.