A Pecuária não é para amadores!

Resumo

Apesar de parecer uma atividade simples, a equação pecuária é bem complexa por causa da interdependência de seus principais indicadores. Dessa forma, trabalhar esses índices de forma integrada, buscando equilíbrio entre eles, com foco na rentabilidade da operação é o grande desafio da atividade, o que trás ao pecuarista a necessidade de utilizar ferramentas que otimizem e facilitem esse processo.

Nesse artigo vamos mostrar a importância da visão de processos de sua fazenda para uma gestão eficiente. Se buscar ser um pecuarista de alta performance, através de boas tomadas de decisão, fique com a gente. 

Pecuária de corte – Uma atividade multifatorial

À primeira vista a pecuária pode parecer simplória, uma equação simples – terra, gado, peão e fazendeiro. Mas na prática a pecuária se revela bem desafiadora, pois estamos falando de uma atividade multifatorial, que depende do trabalho assertivo da genética, sanidade, nutrição, bem-estar, sustentabilidade e mercado.

A seleção das melhores características genéticas por meio de cruzamentos entre raças e de indivíduos excepcionais de uma mesma raça, nos proporcionou ganhos em rusticidade, resistência a doenças e parasitas, desempenho, eficiência e qualidade. Essa foi a fórmula que nos transformou de importadores para exportadores de bovinos com genética superior.

A sanidade está diretamente relacionada ao estado de saúde do animal, onde o objetivo é evitar contaminação e controlar parasitas que afetam a produtividade. Para tanto é necessário seguir um calendário sanitário com as vacinas obrigatórias, onde acrescentamos também imunização contra doenças que afetam a produção, além de fórmulas para controle parasitário. 

Com o animal geneticamente melhorado e sanidade garantida, a nutrição irá ditar o ritmo do ganho de peso, pois de acordo com a dieta (a pasto, confinado, etc.) o animal poderá expor ou não o seu potencial genético. A partir desse tripé, temos todas as ramificações de situações que precisam ser identificadas e solucionadas no dia a dia da fazenda, como divisão de categorias, formação de lote, pesagens, manejo de pasto, suplementação, entre outros.

Além disso, nos últimos tempos, a preocupação com o bem-estar, sustentabilidade e o mercado tem grande peso para que esse tripé alcance resultados. Hoje é impossível falar de produção animal sem considerar o bem-estar dos animais e sustentabilidade da produção, pois o consumidor está cada vez mais interessado e atento sobre como cada alimento é produzido e qual o impacto de sua produção na sustentabilidade social, ambiental e econômica. 

Por último, mas não menos importante, temos o mercado, que é dinâmico e volátil, e afeta diretamente o resultado. Por causa disso, o pecuarista deve produzir dentro da porteira, mas com um olhar muito atento ao que ocorre fora da porteira, percebendo quais são as variações e exigências do mercado, pois ele é o grande balizador, ditando as regras dos sistemas de produção.

Como todos esses fatores são dinâmicos e a tecnologia e a ciência evoluem constantemente, trazendo uma seleção genética melhor, novos ingredientes para a nutrição, novas moléculas para a sanidade, técnicas mais adequadas de manejo, dentre outros, poder contar com sistemas especializados e consultoria de profissionais qualificados e atualizados, é o diferencial na obtenção dos resultados desejados.

Sabemos que há um volume muito grande de variáveis a serem analisadas, com interdependência direta entre todos elas, gerando indicadores complexos para a equação pecuária, e essa é a maior dificuldade para a tomada de decisão, pois precisamos integrá-las e encontrar o ponto de equilíbrio entre elas.

Assim, a gestão de todos estes fatores sistematizados com os objetivos da propriedade, que estejam alinhados com a gestão de informações de mercado, torna necessário o uso de ferramentas que permitam esse tipo de análise, hoje facilitado por Bovexo, já que em uma única ferramenta o pecuarista consegue analisar e simular situações considerando todos os indicadores e identificando os pontos de equilíbrio, além de conhecer a ação mais rentável. 

É necessário para se manter na atividade, que o pecuarista se transforme em gestor de fato, e esse processo é facilitado pela Bovexo e potencializado pela consultoria.

Cabe aos pecuaristas terem essa certeza como cartilha, a rentabilidade como mantra, e buscar sempre ferramentas que possibilitem a gestão do seu negócio e uma tomada de decisão mais assertiva, caso queiram resultado. A gestão é equilíbrio e segurança, e a pecuária não é para amadores.

Então pecuarista, o que está esperando para tomar melhores decisões em sua fazenda, eliminando o achismo e evoluindo rumo ao acerto?

Para te ajudar a entender o impacto da adoção de tecnologia em sua fazenda, acesse o link abaixo que nós disponibilizamos com uma planilha que traz uma análise de Custo/Retorno por adoção de Tecnologias. Você poderá ver os impactos que as diferentes tecnologias podem trazer para sua fazenda.

Autor:

Renata Erler

Renata Erler

Renata Erler, Zootecnista, MBA Gestão do Agronegócio.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Quer estar preparado para os desafios da pecuária de corte?

Assine nossa newsletter e receba todo o conhecimento que vem transformando a pecuária nacional.